quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

através da leitura das atividades nesta temática podemos concluir que os projetos são de muita importância para os alunos, escola e a sociedade porque os mesmos levam os alunos e professores ao nivel mais elevado de aprendizado lenvando em conta que os mesmos podem elaborados por varias disciplinas em um mesmo periodo de execução no qual trabalham paralelamente ao eixos principais visando atingir apenas os alunos bem como escola e sociedade, mas relembrando projetos mau elaborados podem se tornar inviáveis a sua execução por não terem um objeto específico com a realidade local, temos que nos esforçar afim de melhorar a educação nas escolas, iniciando projetos de iniciação ciêntificas na escolas afim de levar os alunos a interagirem entre si própios atingindo escola e sociedade conseguindo até minimizar futuros impactos dentro de sua comunidade bem como em outras áreas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

perguntas

podemos verificar que a educação tem que formar individuos que podem raciocinar podendo criar situações bem como solucionar problemas, e nós professores temos repensar nas estratégias utilizadas em sala de aula afim de melhorar o indice de conhecimentos de nossos alunos afim de fazer com ele pense em novas possibilidades.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atividade de Física 1a Fase - EJA

Dissertar sobre Newton e suas leis.

Atividades Química 2a Fase - EJA

Verificar e conceituar os fatores que influenciam na velocidade de uma reação quimica.

Conteúdo - Cinética das transformações químicas
Temperatura
Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas. Alimentos na geladeira, como por exemplo leite, ovos, carnes e etc, demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microorganismos decompositores são retardadas pelas baixas temperaturas.
Há uma regra que foi formulada no século XIX pelo holandês Jacobus Henricus van't Hoff que diz que um aumento de 10 graus célsius na temperatura do sistema que irá reagir duplica a velocidade da reação. Hoje sabe-se que essa regra apresenta várias exceções, mas ela é muitas vezes útil para se fazerem previsões aproximadas do comportamento da velocidade de certas reações. Ela é conhecida como Regra de Van't Hoff.

[editar] Estado físico

O estado físico (sólido, líquido, ou gás) de um reagente é também um importante fator da taxa de reação. Quando reagentes estão na mesma fase, como em solução aquosa, o movimento térmico os coloca rapidamente em contato. Entretanto, quando eles estão em diferentes fases, a reação é limitada a interface entre os reagentes. A reação somente pode ocorrer na área de contato, no caso de um líquido ou gás, na superfície de um líquido. Agitação vigorosa e/ou turbilhonamento podem ser necessários para conduzir a reação a realizar-se completamente. Isto significa que quanto mais finamente dividido um sólido ou líquido reagente é, a sua maior área de superfície, tornará mais rápida a reação (o que é analisado mais detalhadamente em Superfície de contato, abaixo). Em química orgânica existe a exceção que reações homogêneas (no mesmo meio e fase) podem ocorrer mais rapidamente que reações heterogêneas.

[editar] Superfície de contato

Se numa reação atuam reagentes em distintas fases, o aumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reação entre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contacto entre as partículas de ambas as substâncias e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras. Fazendo-se uma analogia, por exemplo, quando acende-se uma lareira, usa-se palha ou papel e destes acende-se as mais grossas porções de lenha.
Exemplos claros deste tipo de influência na velocidade de reações é o perigo que representa em silos de farinhas e grãos de cereais a combustão violenta, explosiva, de partículas finamente divididas com o ar. Um exemplo laboratorial que é apresentado sobre este fator é a reação do iodo "metálico", granulado, com o metal zinco. A reação se processa muito mais rapidamente com o zinco em pó que o zinco em lâmina, após o acréscimo de água sobre os reagentes.

[editar] Presença de um catalisador

Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reação química, mas não participam da formação dos produtos, sendo completamente regenerados no final. Atuam ao promover rotas de reação com menor energia de ativação. O catalisador acelera a reação, pois diminui a energia de ativação das moléculas, mas não participa da reação, ou seja, não ocorre nenhuma mudança nos elementos químicos da reação, e o catalisador continua intacto. A ação do catalisador é abaixar a energia de ativação, possibilitando um novo caminho para a reação. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.
Inibidor: é uma substância que retarda a velocidade da reação. Veneno: é uma substância que anula o efeito de um catalisador. Catálise homogênea - Catalisador e reagentes constituem uma só fase. Catálise heterogênea - Catalisador e reagentes constituem duas ou mais fases (sistema polifásico ou mistura heterogênea).

[editar] Concentração dos reagentes

O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas. Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior.

[editar] Pressão

Um aumento de pressão em um sistema em reação implica uma diminuição em seu volume. Desse modo, haverá um numero maior de partículas reagentes por unidade de volume (aumento na concentração), o que possibilitará um maior número de colisões efetivas entre as partículas.
Notar que a pressão só exerce influência significativa na taxa de reação quando houver ao menos uma substância gasosa como reagente.

Atividade 2a Fase - EJA Física

  (UNIP) Considere os esquemas que se seguem onde A e B representam prótons e C e D representam elétrons. O meio onde estão A, B, C e D é vácuo em todos os esquemas e a distância entre as partículas em questão é sempre a mesma d


A respeito dos três esquemas, analise as proposições que se seguem:

I. Em todos os esquemas a força eletrostática sobre cada partícula (próton ou elétron) tem a mesma intensidade.



II.  Em cada  um dos esquemas a força sobre uma partícula tem sentido sempre oposto ao da força sobre a outra partícula.



III. Em cada um dos esquemas as forças trocadas pelas partículas obedecem ao princípio da ação e reação.



IV. Em todos os esquemas as forças entre as partículas são sempre de atração. 

      Responda mediante o código: 

      a) apenas as frases I, II e III estão corretas;

      b) apenas as frases I e III estão corretas;

      c) apenas as frases II e IV estão corretas;

      d) todas são corretas;

      e) todas são erradas.  


 
Uma carga e 10-12 C é colocada a uma distância de 10-5 m de uma carga Q. Entre as cargas aparece uma força de atração igual a 27.10-4 N. Determine o valor da carga Q. Considere Kvácuo = 9.109 N.m2/C2


Uma carga de 10-9 C é colocada a uma distância de 2.10-2 m de uma carga Q. Entre as cargas aparece uma força de atração igual a 9.10-5 N. Determine o valor da carga Q. Considere Kvácuo = 9.109 N.m2/C2


terça-feira, 17 de maio de 2011

  • Lobo-guaráhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo-guar%C3%A1: o lobo-guará é outra espécie ameaçada de extinção no Pantanal. No norte do Pantanal, existem projetos pela preservação do lobo, no qual é colocada uma coleira nos lobos para monitorarem seus movimentos e reprodução, e pesquisar as doenças que podem atacar a espécie.

    • Ariranhahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ariranha: A ariranha já foi considerada extinta durante uma época em que era muito procurada pelos caçadores por sua pele macia e sedosa. Hoje, ela está na lista de ameaçados em extinção e são raros os lugares no Pantanal onde a ariranha pode ser vista facilmente.
    Infelizmente, muitos desses animais correrem o risco de desaparecer, devido à caça ilegal e ao desmatamento. É fundamental a preservação do ecossistema e controle da caça para que esse paraíso natural continue existindo no Brasil.

    atividade parada 3 da “Cidade dos Blogs”

    os veiculos interativos ajudam muito porque tiramos duvidas, podemos dialogar com varias pessoas ao mesmo tempo nas redes sociais conhecemos pessoas sabemos noticias em tempo real tec. Eu abri meu primeiro bolgger agora por causo do curso online ainda não estou totalmente adaptado a essa ferramenta. As redes socias que participo são algumas podemos sitar orkut, msn entre outras. Atualmente estou inserindo agora meus alunos atiçando eles para entrarem no blogger vou começar a postar atividades para os mesmos como exercicios e comenatrios.plantas

    quarta-feira, 20 de abril de 2011

    to na NET

    fala galera estamos online
    so blogger agora!!!!!!
    mande assuntos?




    ABRAÇOS LUCIANO FELIXX